Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Últimas notícias
Últimas notícias
INSTITUCIONAL
2009-06-17 21:39:00.0 2009-06-17 21:39:00.0

Ministros do STJ recebem troféu Dom Quixote

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça foram agraciados, na noite de hoje, com os Troféus Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança, concedidos a personalidades que se destacam na defesa da ética, moralidade, dignidade, justiça e direitos da cidadania. A cerimônia de entrega foi realizada na sala de sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao saudar os homenageados da noite, o chanceler da confraria, ex-senador Bernardo Cabral, ressaltou que os agraciados foram escolhidos porque atingiram com louvor os cinco princípios que norteiam as diretrizes da confraria e que são fundamentais para a disseminação do combate à corrupção, à miséria e à desigualdade.

O diretor e editor da revista Justiça & Cidadania, Orpheu Santos Salles, ressaltou ser o prêmio um reconhecimento aos que lutam pela justiça. Falando em nome dos jurisdicionados, ele elogiou os procedimentos que estão sendo adotados pelos presidentes do STF e do STJ, ministros Gilmar Mendes e Cesar Asfor Rocha, no sentido de agilizar os julgamentos e os trâmites processuais mediante a utilização da tecnologia da informação.

O ministro Cesar Asfor Rocha recebeu das mãos do chanceler Bernardo Cabral o "Troféu Sancho Pança", criado para homenagear as personalidades que já receberam o "Troféu Dom Quixote" e se mantiveram fiéis aos cinco princípios. Os ministros Teori Zavascki, Herman Benjamin, Sidnei Beneti e o desembargador convocado Paulo Furtado foram homenageados com o troféu Dom Quixote.

Compuseram a mesa da cerimônia os presidentes do STF e do STJ e do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares; do Tribunal Superior do Trabalho, Milton de Moura França; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o senador Bernardo Cabral; o presidente da Transpetro, Sérgio Machado; o editor da Revista Justiça e Cidadania, Orpheu Santos Salles; o advogado-geral da União, ministro José Antonio Tofolli; e o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.

A 18ª edição do prêmio oferecido pela revista "Justiça e Cidadania" e pela "Confraria Dom Quixote" distribuiu 20 troféus Dom Quixote e quatro Sancho Pança a representantes da magistratura, da administração pública e da iniciativa privada..

Entre os demais agraciados, os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, Cármen Lúcia, Eros Grau, Rider Nogueira de Brito; o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli; o desembargador Luiz Zveiter; o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Thiers Montebell, o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo; e o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior.
Maurício Cardoso
Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410