Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Notícias  >  Notícias
Notícias
PESQUISA PRONTA
16/03/2016 14:29

Interesse da pessoa interditada é um dos temas da Pesquisa Pronta

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) oferece todo mês novos temas na Pesquisa Pronta, ferramenta de consulta jurisprudencial. As teses são selecionadas por relevância jurídica e divididas por ramos do direito para facilitar o trabalho de advogados e de todos os interessados em conhecer os entendimentos pacificados no âmbito do STJ.

Os temas mais atuais podem ser acessados no link Assuntos Recentes, na página inicial da Pesquisa Pronta, e também podem ser encontrados no ramo de direito correspondente.

Desde segunda-feira (14), estão disponibilizados cinco novos temas, com seleção de acórdãos que tratam sobre:

Natureza jurídica dos conselhos de fiscalização profissional – O STJ já decidiu que os conselhos de fiscalização profissional têm natureza jurídica de autarquia, sujeitando-se, portanto, ao regime jurídico de direito público.

Prevalência dos interesses da pessoa interditada nas ações de interdição – Para o tribunal, nos processos que envolvam curatela, deve prevalecer o interesse da pessoa interditada em detrimento de quaisquer outras questões, podendo ser mitigado, inclusive, o princípio da perpetuatio jurisdictionis.

Análise da comprovação da divergência por meio de decisão em habeas corpus – O STJ já decidiu que o acórdão proferido em habeas corpus, por não possuir a mesma extensão almejada no recurso especial, não serve de paradigma para fins de divergência jurisprudencial.

Direito penal

Decisão do Júri em contrariedade com as provas dos autos – Seleção de acórdãos nos quais o STJ determinou que, quando a decisão do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri é manifestamente contrária à prova dos autos, a sua cassação pelo Tribunal de Justiça não viola a soberania dos veredictos.

Demonstração de dolo específico para caracterização do crime previsto no artigo 89 da Lei nº 8.666/93 - Lei de licitações – Para o STJ, a consumação do crime do artigo 89 da Lei 8.666/93 exige a demonstração do dolo específico, ou seja, a intenção de causar dano ao erário e a efetiva ocorrência de prejuízo aos cofres públicos.

Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Basta acessar Jurisprudência > Pesquisa Pronta, na página inicial do site, a partir do menu principal de navegação.

DL

Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410