Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Notícias  >  Notícias
Notícias
EVENTOS
2016-10-21 09:45:00.0 2016-10-21 09:45:00.0

Espaço Cultural lança obra com os principais estudos de Ronald Coase

O Espaço Cultural STJ promoverá no dia 25 deste mês o lançamento da obra The firm, the market and the law (A firma, o mercado e o direito). O livro faz parte da Coleção Paulo Bonavides, sob direção do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do professor Otavio Luiz Rodrigues Junior, da Universidade de São Paulo (USP).

O volume conta com estudo introdutório do ministro Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça, e de Patrícia Cândido Alves Ferreira, e reúne, em língua portuguesa, os principais trabalhos do economista britânico Ronald Harry Coase.

Para Antonio Carlos Ferreira, a tradução da obra representa um avanço para a literatura jurídica brasileira. “Até então, salvo tradução isolada de capítulo, o leitor de língua portuguesa não encontraria esse livro de Coase em vernáculo”, observou o magistrado.

Quase perfeito

Segundo o ministro, a obra de Coase é relevante pelo fato de promover o estudo das relações entre direito e economia. “Embora historicamente direito e economia mantenham estreitas ligações, Ronald Harry Coase conseguiu uma medida quase perfeita de análise de ambas as disciplinas sem que uma seja ‘colonizada’ pela outra”, disse ele.

Quanto ao estudo introdutório, o ministro explicou que a intenção é aproximar a obra do economista britânico da realidade do país. “O objetivo desse estudo introdutório é contextualizar a obra à realidade brasileira e expor nuanças quase sempre desconhecidas da vida do autor, o que geralmente passa despercebido em livros dessa natureza, além de divulgar a literatura em língua portuguesa sobre A firma, o mercado e o direito”, acrescentou.

O autor

Ronald Harry Coase nasceu em 1910 e faleceu no ano de 2013, aos 102 anos. Em 1991, recebeu o Prêmio Nobel na área de ciências econômicas.

Entre seus principais estudos estão as obras The nature of the firm (A natureza da firma), de 1937; The problem of social cost (O problema do custo social), de 1960; e The lighthouse in Economics (O farol na economia), de 1974.

O coquetel de lançamento acontecerá das 18h30 às 21h, no mezanino do Edifício dos Plenários, segundo andar, na sede do STJ, em Brasília.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 61 3319-8460 e 3319-8373. 

Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410