Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Notícias  >  Notícias
Notícias
LIVROS
2018-09-25 10:02:00.0 2018-09-25 10:02:00.0

Obra sobre contratos será lançada nesta terça (25) no Espaço Cultural

O livro Contratos – Tutela Judicial e Novos Modelos Decisórios, de autoria do desembargador Paulo Sérgio Velten, será lançado nesta terça-feira (25) no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça. A obra pretende contribuir na construção de modelos jurídicos decisórios capazes de solucionar controvérsias de natureza contratual.

A obra de Paulo Sérgio Velten, de 244 páginas, dividida em cinco capítulos, reúne sólidas pesquisas doutrinárias e farta indicação jurisprudencial, o que torna o livro uma ferramenta útil a estudantes, advogados, magistrados e outros aplicadores do direito.

Sob a ótica de Velten, a escolha do tema se deu a partir da constatação de que a atividade jurisdicional, no âmbito dos contratos, encontra-se influenciada pela defesa de novos paradigmas, apoiados em princípios e conceitos vagos que não encontram fundamentos no sistema do direito. São modelos baseados em considerações pessoais, julgamentos de consciência e valores estranhos aos fins econômicos do contrato.

Para o autor, doutor e mestre em direito civil, o resultado disso é a excessiva intervenção na autonomia privada, gerando desagregação de contratos válidos, frustração de expectativas e desarranjo do mercado, criando um estado de crise que não reside no contrato, mas na jurisdição. O trabalho do juiz ainda indica o caminho a ser seguido na construção de novos modelos decisórios contratuais, formulados em fontes do direito.

O lançamento acontece das 18h30 às 21h. O Espaço Cultural fica no mezanino do Edifício dos Plenários, na sede do STJ.
Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410