Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Notícias  >  Notícias
Notícias
INSTITUCIONAL
07/01/2016 13:08

Ministro Ribeiro Dantas será empossado na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas tomará posse como mais novo imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL), no dia 20 de janeiro. O magistrado assumirá a Cadeira 39, que tem como patrono o poeta Antônio Damasceno Bezerra e como fundador e ocupante anterior o jurista Raimundo Nonato Fernandes.

Fundada em 1936, a ANRL tem atualmente 40 cadeiras ocupadas por escritores, juristas e intelectuais do Estado do Rio Grande do Norte.

Nascido em Natal, Ribeiro Dantas graduou-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seguiu uma carreira que lembra a trajetória de seu pai, Múcio Vilar Ribeiro Dantas, já falecido, que foi procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado.

Dantas atuou por mais de 12 anos como procurador da República no Rio Grande do Norte antes de chegar ao cargo de desembargador no TRF5, em dezembro de 2003. Tem mestrado e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e ainda é professor dos cursos de graduação e pós-graduação na UFRN e no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN).

Professor de filosofia do direito e de processo civil, lecionou ainda na Universidade Potiguar de 1987 a 2003. Tem vários artigos e livros publicados, entre eles Mandado de Segurança – Legitimação Ativa (Saraiva, São Paulo, 2000) e Reclamação Constitucional no Direito Brasileiro (Sergio Fabris, Porto Alegre, 2000).

Paralelamente aos textos jurídicos, o novo ministro – que domina quatro línguas – também escreve poesia e crônicas, que publica em três jornais nordestinos: Diário de Pernambuco (Recife), Correio da Paraíba (João Pessoa) e Tribuna do Norte (Natal).
Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410