Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Comunicação  >  Notícias  >  Notícias
Notícias
INSTITUCIONAL
25/02/2016 20:14

Ministros do STJ prestigiam posse do novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho assumiu hoje (25/02) a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Na mesma cerimônia, assumiram os ministros Emmanoel Pereira como vice-presidente e Renato de Lacerda Paiva como corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão e vários membros da corte, prestigiaram o evento. Entre os presentes também a Corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi.

Papel da JT

Ives Gandra disse que em tempos de crise econômica e política é papel da justiça do trabalho auxiliar na recuperação do país e na manutenção do emprego. Ele citou como exemplo o seu último ato como vice-presidente, momentos antes da posse, de arbitrar o dissídio coletivo dos aeroviários.

“Acredito que a conciliação é a melhor solução para um impasse jurídico. Com o acordo dos aeroviários para 2016 e 2017, preservamos direitos e evitamos greves que poderiam afetar milhares de pessoas em todo o país”, argumentou o ministro.

Em sua despedida, o ministro Barros Levenhagen, que comandou o tribunal nos últimos dois anos, fez um balanço da gestão. Ele destacou a implementação do processo eletrônico em todo o judiciário trabalhista, o julgamento de 603.995 processos em 2014 e 2015 e a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/15 que inclui explicitamente o TST entre os órgãos do Poder Judiciário.

O Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, saudou a posse de Ives Gandra e lembrou que o ministro assume o TST como o primeiro presidente oriundo do Ministério Público do Trabalho no século XXI.

Sobre o novo presidente:

Ives Gandra Martins da Silva Filho é ministro do TST desde 1999, em vaga destinada aos membros do Ministério Público do Trabalho. Nascido em São Paulo (SP) em 1959, formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo e tem mestrado pela Universidade de Brasília e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi corregedor-geral da Justiça do Trabalho na gestão 2013-2014 e foi o último vice-presidente do TST. É ainda membro nato do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia Paulista de Magistrados. Foi ainda o primeiro diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Com informações do TST

FS

Atendimento à imprensa: (61) 3319-8598 | imprensa@stj.jus.br
Informações processuais: (61) 3319-8410