Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Biblioteca  >  Coleções Especiais
Coleções Especiais

Um acervo com características próprias, seja por valor histórico e/ou cultural, pelos atributos físicos, por um caráter raro... em verdade os itens de uma coleção especial alcançam importância devido às circunstâncias em que foram recolhidos ou mesmo em razão de seu tema específico.

Os catálogos foram elaborados para registrar as obras, nacionais e estrangeiras e dentre elas diversas obras raras que pertenceram a expoentes personalidades do meio jurídico brasileiro.  Estão organizados por ordem alfabética do nome do autor e possuem um índice de títulos.

Com a publicação dos catálogos e sua ampla divulgação, espera-se dar ainda mais visibilidade às significativas obras dessas coleções especiais, a qual proporciona acesso a uma excepcional fonte de informação à comunidade jurídica.

Conheça as coleções:

Coleção José Frederico Marques

“Profundo conhecedor do direito material e, principalmente, processual, (...) sua extensa obra permite que seu conhecimento influencie a doutrina brasileira até os dias de hoje.”

Formada por 3.166 títulos, dentre eles 146 obras raras, o acervo particular desse egrégio processualista foi adquirido em 1996.

Acesse: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/119899/BFM_catalogo.pdf


Coleção Ministro Romildo Bueno de Souza 

“O Ministro Bueno de Souza foi (...) um paladino do Direito e da Democracia, tendo sua preocupação e suas ações em todo tempo voltadas para tornar a Justiça cada vez mais acessível ao cidadão.”

Doada pela família em 2006, a coleção particular do saudoso magistrado, é constituída por 2.448 obras, com destaque para 12 obras raras.

Acesse: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/119900/CBS_catalogo.pdf


Coleção Caio Mário da Silva Pereira 

“Além da elegância de estilo e do domínio singular sobre a linguagem, a obra do Professor Caio Mário da Silva Pereira alia as marcas da profundidade e da didática, virtudes tais que distinguem suas Instituições como o manual de direito civil de maior repercussão na comunidade jurídica...”

O acervo particular desse exímio jurista, doado em 2010 pela família, é composto por 3.630 volumes, com 384 obras raras.

Acesse: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/119901/CCM_catalogo.pdf