Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Eventos  >  Eventos realizados
Eventos realizados
13
de
MAR
Exposição

Brasília, Arquitetura e Luz

Coquetel de abertura:

13 de março a 12 de abril de 2019

Horas:

18h30 às 21h

Local:

Espaço Cultural STJ

Descrição:

Em 13/03/2019, o Espaço Cultural STJ promoverá o coquetel de abertura da exposição “Brasília, Arquitetura e Luz”, do fotógrafo Walter Vergniaud, com curadoria de Alessandro Dias.

Quem vive aqui já sabe, nossa Capital é cheia de encantos! Seu parque urbano, por exemplo, é um dos maiores do mundo, são 420 hectares, maior que o Central Park!

Entretanto, é com sua arquitetura que a cidade se impõe.

Neste ano, Brasília completa 58 anos de existência, mas a ideia de trazer a capital do Brasil para o interior do país, tem mais de 100 anos. Começou com Marquês de Pombal, antes mesmo da Família Real chegar, em 1808.

E somente, durante a campanha presidencial de 1955, prometida por Juscelino Kubitscheck, o plano saiu do papel. JK venceu as eleições e Brasília nasceu... valeu a pena esperar!

Sua arquitetura desperta paixões. Com o carioca Walter Costa Vergniaud, há 12 anos radicado na Capital, não foi diferente.“ Ela é um prato feito para arquitetos, urbanistas, designers, artistas plásticos e, claro, fotógrafos”, afirma.

E não é preciso ser nenhum artista para fazer belas imagens da Cidade. Clicada em vários momentos, do nascer ao pôr do Sol, de dia ou de noite… “Qualquer hora é hora”!

No entanto faltava ainda um olhar diferente, pensou. Simples, mas diferente; que agregasse  todas as formas, traços e desenhos arquitetônicos, um toque de movimento, de suavidade e claro, de beleza.

“Brasília, Arquitetura e Luz” nasce da observação de Walter por várias e várias noites, durante todo o mês de outubro – quando os três Poderes da República aderem à campanha de prevenção do câncer de mama, iluminando seus prédios com tons de rosa, o conhecido “Outubro Rosa”.

A ideia foi fazer tudo flutuar, correr e dançar livremente, aproveitando todas as luzes disponíveis, fossem dos próprios prédios ou captadas de postes de luz, faróis ou lanternas de carros que passavam pelo local.

O que se viu foi um registro vibrante dessa arquitetura que pulsa, que faz brilhar nossa linda Brasília!

Informações:

61 3319.8521/8460
espaco.cultural@stj.jus.br

Endereço:

SAFS – Quadra 6
Lote 1, Trecho III  
Edifício dos Plenários
2º andar/Mezanino