Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Eventos  >  Próximos eventos
Próximos eventos
25
de
JUN
Livro

Novas Perspectivas Jurídicas - Uma homenagem a Gilson Dipp

Coquetel de abertura:

25 de junho de 2019 às 18h30

Local:

Espaço Cultural STJ

Descrição:

O homenageado desta obra é Gilson Dipp. Magistrado extremamente técnico e inde¬pendente, homem de grande espírito público, consultor jurídico criativo e convincente. Foi presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, ministro do Superior Tri¬bunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Supe¬rior Eleitoral (TSE), Corregedor Nacional de Justiça, presidente da Comissão de Juristas instituída pelo Senado Federal para elabo¬ração do anteprojeto de reforma do Código Penal, além de coordenador da Comissão Nacional da Verdade.

A vasta experiência jurídica e as inúmeras realizações lhe renderam muitos admirado¬res, dentre os quais se encontram os arti¬culistas reunidos neste livro. Na busca por homenagear o ministro Dipp, os renomados juristas apresentam reflexões instigantes e propositivas sobre temas atuais e comple-xos que envolvem o Poder Judiciário e a administração pública em geral.

A crescente judicialização da política, a intensificação das investigações criminais e os conflitos entre os Poderes da República demandam que os operadores do direito repensem antigos problemas sob uma nova perspectiva.

Inspirados na trajetória pública do ministro Gilson Dipp, renomados magistrados, professores, advogados e membros do Ministério Público apresentam nesta obra importantes reflexões sobre temas conhecidos, mas que atualmente ainda envolvem inúmeras controvérsias: sistema de justiça criminal, a relação entre direito penal e eleitoral, a especialização das varas judiciais, a cooperação jurídica internacional, o aperfeiçoamento da democracia pelos partidos políticos, migração e anistia, além de assuntos inovadores como acordos de leniência e compliance.

Com isso, essa coletânea de artigos propositivos busca, além de homenagear a criatividade, independência e técnica jurídica de Gilson Dipp, contribuir para a solução de complexos problemas que diariamente são postos à apreciação do Poder Judiciário.

Organizador

Rafael Araripe Carneiro

Informações:

61 3319.8521/8460/8373
espaco.cultural@stj.jus.br

Endereço:

SAFS – Quadra 6
Lote 1, Trecho III  
Edifício dos Plenários
2º andar/Mezanino