Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Eventos  >  Próximos eventos
Próximos eventos
06
de
NOV
Lançamento do livro

Direito e Saúde
O Caso do Tabaco

Organizadores:

Adalberto de souza Pasqualotto
Eugênio Facchini Neto
Fernanda Nunes Barbosa

Prefácio:

Luís Roberto Barroso - Minitro do STF


Coquetel de lançamento do livro:

06 de novembro de 2018

Horas:

18h30 às 21h30

Local:

Espaço Cultural STJ

Descrição:

Publicado pela Editora Letramento, de Belo Horizonte, é uma obra coletiva, resultado de intenso trabalho da rede de pesquisadores Consumo, Saúde e Responsabilidade, formada por acadêmicos da área do Direito do Rio Grande do Sul (PUCRS e UniRitter) e de São Paulo (Mackenzie). A coletânea recolheu contribuições também nas áreas da Medicina e da Sociologia, envolvendo pesquisadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

O livro busca fomentar o debate acerca do tema tabaco e saúde sob diferentes perspectivas, partindo de uma análise detalhada das evidências científicas, do ponto de vista da Medicina, da dependência à nicotina e de seu impacto na causação de doenças que incapacitam e matam. Já no âmbito do Direito, são analisados os argumentos da indústria do tabaco no enfrentamento das ações de indenização promovidas por fumantes e suas famílias em demandas individuais e coletivas. Há pelo menos 60 anos a indústria do fumo vem sendo acionada judicialmente. Vencedora absoluta nas primeiras décadas, acumulou notável know-how, testando e descartando argumentos de defesa, até identificar os argumentos mais eficazes e que são mais comumente acolhidos nos tribunais. Nesta obra é passada em revista a experiência internacional - em especial, decisões judiciais nos Estados Unidos e no Canadá -, assim como o que se verifica no panorama judiciário brasileiro.

Informações:

61 3319.8521/8460
espaco.cultural@stj.jus.br

Endereço:

SAFS – Quadra 6
Lote 1, Trecho III  
Edifício dos Plenários
2º andar/Mezanino