Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Museu  >  Exposições permanentes  >  Tribunal Federal de Recursos
Tribunal Federal de Recursos
Os 42 anos de história da instituição que deu origem ao STJ são contadas pela exposição permanente do acervo do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR).

Criado pela Constituição de 1946 e instalado em 1947 como segunda instância da Justiça Federal, o TFR é relembrado nesta mostra que tem a finalidade de aproximar o Judiciário do cidadão brasileiro, revelando a formação da cultura jurídica do país, com suas idéias e personagens. 

A exposição, inaugurada em 1990, permite uma viagem aos tempos em que a Justiça funcionava de maneira quase artesanal. Prova disso é a mesa de madeira com estrutura em ferro na qual os processos eram montados. Utilizada até 1992, a mobília traz as marcas das perfurações dos documentos, que eram feitas com sovela, um tipo de agulha grossa, e depois com furadeira, para ali serem amarrados com barbantes.

Também compõe a mostra a Mesa de Julgamento original da primeira sede do TFR, no centro do Rio de Janeiro. Além disso, a exposição reúne processos, documentos, mobílias, vestimentas e fotografias que retratam como era a atividade judiciária do tribunal ancestral do STJ.

A exposição permanente do acervo do TFR pode ser visita da segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Visitas programadas de grupos devem ser agendadas com antecedência.
 
 
Espaço Memória e AçãoRegimento interno
Resgata a história do STJ por meio de objetos e recursos multimídia