Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Institucional  >  Educação e cultura  >  Projetos Socioeducativos  >  Visitação Técnica
Visitação Técnica



O Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o STJ" tem como objetivo proporcionar a estudantes de Direito de todo o Brasil a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do Tribunal, de complementação de ensino e aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional.

Diferentemente do Programa Saber Universitário da Justiça, também promovido pelo STJ, o Programa de Visitação Técnica "Conhecendo o STJ" é realizado no mês de fevereiro de cada ano, tem duração de 5 dias e, ao final, os participantes que completam no mínimo 80% da carga horária recebem um certificado de participação.

Podem participar estudantes de todas as unidades da Federação que estejam cursando, no mínimo, o 5º semestre letivo, regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os candidatos fazem inscrições individuais e concorrem às 40 vagas oferecidas a cada edição.

O critério adotado para preencher as vagas do programa, em cada unidade da federação, será o semestre em que o candidato estiver matriculado, ou seja, quanto mais próximo do final do curso o estudante estiver, melhor será sua classificação. Caso haja empate entre os candidatos, terá preferência o estudante que, na seguinte ordem, tiver se inscrito primeiro, conforme registro no banco de dados do sistema eletrônico de inscrições e, posteriormente, for mais idoso.

Durante a Visitação Técnica "Conhecendo o STJ", os estudantes participam de sessões de julgamento, assistem a palestras sobre a jurisprudência do Tribunal, conhecem o funcionamento das unidades judiciárias e órgãos julgadores, bem como visitam as dependências da Corte.

O STJ não se responsabiliza por despesas havidas com os participantes selecionados ou quaisquer outras vantagens, tais como ajuda de custo e despesas com transporte e hospedagem.

Mais informações: Tel.: (61) 3319-9638. E-mail: visitacaotecnica@stj.jus.br.

  Assista ao vídeo da 12ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 11ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 10ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 9ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 8ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 7ª edição do programa
  Assista ao vídeo da 6ª edição do programa