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Gestão da qualidade

Para contribuir para o alcance sua missão institucional, o STJ adota a gestão da qualidade, que visa direcionar suas ações para a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos, proporcionando uma justiça acessível, rápida e efetiva.

Internamente, esse trabalho é gerenciado pela Coordenadoria de Gestão de Processos de Trabalho, que tem a competência de prestar consultoria na implantação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade, conforme requisitos da NBR ISO 9000.

Benefícios gerados pela Gestão da Qualidade:

  • Agilização da prestação jurisdicional
  • Melhoria contínua na prestação dos serviços
  • Satisfação dos clientes
  • Capacitação dos servidores envolvidos
  • Padronização de documentos
  • Minimização do retrabalho
  • Criação de momentos de inspeção
  • Facilidade na rastreabilidade de processos e documentos

Certificados NBR ISO 9000 conquistados pelo STJ

Desde 2000, o STJ implantou e certificou quatro Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de acordo com os requisitos na norma NBR ISO 9000, abrangendo os escopos:

  • Autuação, Classificação e Encaminhamento de Processos Originários (certificado em março de 2000), na Secretaria Judiciária. SGQ mantido até a implantação do processo eletrônico no Tribunal, em 2009.

  • Elaboração das Publicações Oficiais do STJ (certificado em agosto de 2001), no Gabinete do Ministro Diretor da Revista. SGQ mantido até reestruturação de atividades do Gabinete e interrupção da publicação de algumas obras oficiais, em 2009.

  • Análise e Julgamento dos Processos Originários (obtido em outubro de 2004), no Gabinete do Ministro José Arnaldo da Fonseca. O certificado expirou em 2007, tendo em vista a aposentadoria do Ministro José Arnaldo.

  • Recebimento, Processamento e Solução de Solicitações de Suporte em TI (certificado em novembro de 2005), na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação. O certificado expirou em outubro de 2017, porém o SGQ permanece mantido de acordo com a versão NBR ISO 9001:2008.