Este site utiliza Javascript. Se você está vendo esta mensagem, é provável que a opção JavaScript no seu navegador esteja desativada. Para uma melhor visualização deste site, certifique-se de que o Javascript está habilitado para o seu browser.
Você está em: Início  >  Sob medida  >  Advogado  >  Ajuda  >  Dicas de Pesquisa  >  Como personalizar a página
Como personalizar a página

É possível personalizar a página de pesquisa por meio de cinco comandos básicos:

Ativar explicações

Quando acionado permite que textos explicativos (hints) apareçam quando o cursor do mouse parar em um botão ou termo destacado, como no exemplo abaixo.
Ao desativar essa opção, os textos deixam de aparecer automaticamente.


Operador padrão

Antes de iniciar a pesquisa é possível selecionar com qual operador padrão (“E” ou “ADJ”) o sistema deverá trabalhar quando o usuário digitar dois ou mais argumentos de pesquisa, sem definir o operador que estabelecerá relação entre eles.

Obs.:

      - O conectivo “E” informa ao sistema para buscar documentos que obrigatoriamente contenham as palavras digitadas, pouco importando a ordem ou a distância em que se encontrem.
É o operador padrão da página de pesquisa.

      - O conectivo ADJ resgata documentos que contenham todas as palavras, na ordem em que foram digitadas, sem nenhum termo entre elas.

Selecionar base de pesquisa
A jurisprudência do STJ disponibiliza a consulta a diversas bases de dados.
Ao acessar o Link Pesquisa, as bases “Acórdãos”, “Súmulas”, “Decisões Monocráticas” e “Informativos de Jurisprudência” estarão automaticamente selecionadas. Se desejar limitar a base de pesquisa, clique na(s) opção (ções)(s) desejada(s).

Pesquisar sinônimos

Tem a função de expandir a pesquisa para incluir palavras ou expressões sinônimas do termo digitado, assim considerados no Vocabulário Jurídico (Tesauro).

São exemplos de sinônimos os nomes das siglas. Por exemplo, ao digitar FGTS e acionar a opção pesquisar sinônimos o sistema inclui na pesquisa a expressão “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”.

Ao pesquisar um termo composto, use-o entre aspas para que a busca de sinônimos no Tesauro seja feita corretamente.

Como exemplo, use a expressão “furto de gado” com e sem aspas e veja a diferença na quantidade de documentos que são resgatados ao acionar a ferramenta pesquisar sinônimos.

Mostrar lista resumida

Quando o comando é acionado, o resultado da pesquisa mostra a listagem de documentos em pequenos quadros que contêm a classe e o número do acórdão, o nome do relator e as datas de publicação e decisão, além das quatro primeiras linhas das ementas. Para ver todas as informações dos campos, é necessário clicar em cada um deles.

Se a opção não é acionada, os documentos aparecem em sequência, por inteiro: