Aguarde ...
Cúpula Judicial Ibero-Americana
 
 
 
04/04/2019 12:28

...


A Cúpula Judicial Ibero-Americana é uma organização que tem como objetivo principal adotar projetos e ações em parceria, a fim de promover o fortalecimento das instituições judiciárias e, por extensão, da democracia na Comunidade Ibero-Americana de Nações.

A organização, cuja Secretaria Permanente está sediada em Madri, na Espanha, congrega em seu seio presidentes de cortes supremas, tribunais superiores e de conselhos da magistratura ou órgãos equivalentes de 23 países.

Por meio de iniciativas multilaterais de natureza técnica e política, a Cúpula transformou-se em instrumento fundamental de diálogo e de cooperação jurídica entre os países participantes, na medida em que estimula a reflexão e proporciona oportunidades para a realização de consultas técnicas, seminários e debates nos quais são discutidos problemas e questões comuns.

O ponto de partida é a certeza de que intercâmbios dessa natureza são imprescindíveis à renovação e modernização das práticas processuais e do Direito Material – e adequados à construção de um Poder Judiciário cada vez mais dinâmico, rápido e eficiente, capaz de dar conta das crescentes demandas da sociedade.

A Cúpula Judicial Ibero-Americana conta com normas próprias de funcionamento interno. Sua Secretaria Permanente, atribuição desempenhada pelo Conselho Geral do Poder Judiciário do Reino da Espanha, tem a função de coordenar as atividades gerais e prestar assistência à Secretaria Pro Tempore, tarefa que recai sobre o país anfitrião, encarregado da organização de uma das sucessivas edições da Cúpula.
 
Protocolos de cooperação
Confira os textos referentes aos protocolos internacionais já assinados pelo STJ
Redes de Cooperação jurídica
Saiba como o Brasil faz parte de redes de cooperação jurídica internacional
 
Comissão Conjunta de Poderes Judiciários
Saiba mais sobre a Comissão e seus objetivos.

​​