Aguarde ...
Ministros do STJ tomam posse no Conselho da Justiça Federal
CJF
11/11/2015 08:55
 
12/04/2019 02:35

...

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, Paulo de Tarso Sanseverino e Maria Isabel Gallotti tomam posse, na quinta-feira (12), como membros do Conselho da Justiça Federal (CJF). O evento acontece às 14h, na sede do CJF, em Brasília.

Gonçalves toma posse como membro efetivo do CJF. Sanseverino e Gallotti assumem como membros suplentes. O CJF tem como missão exercer, de forma efetiva, a supervisão orçamentária e administrativa, o poder correcional e a uniformização da Justiça Federal, bem como promover sua integração e aprimoramento.

O colegiado do CJF é composto por oito ministros do STJ, eleitos para um mandato de dois anos: cinco como membros efetivos e três como suplentes, além dos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais, com mandato de dois anos, que são substituídos pelos vice-presidentes em suas faltas e impedimentos.

A presidência e a vice-presidência do conselho são exercidas, respectivamente, pelo presidente e pelo vice-presidente do STJ, membros natos. O mais antigo dos outros três ministros eleitos para o conselho exerce a função de corregedor-geral da Justiça Federal.

Integram, também, o CJF, sem direito a voto, os presidentes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que indicarão os seus suplentes.