Aguarde ...
TSE homenageia ministros do STJ que atuaram como corregedores eleitorais
19/10/2017 14:27
 
12/04/2019 05:26

...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homenageou nesta quinta-feira (19) quatro ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que atuaram no cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. A cerimônia incluiu o descerramento das fotos dos ministros Nancy Andrighi, Laurita Vaz (atual presidente do STJ), João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura.

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, destacou que a exposição das fotos no salão nobre do tribunal é uma forma de reconhecimento ao trabalho exercido pelos ministros do STJ no desempenho das funções de corregedor-geral.

“É uma atuação essencial para a execução da legislação eleitoral no Brasil. Exige espírito público e devoção, e por isso é justo o reconhecimento a todos os ministros”, afirmou Mendes.

O atual corregedor-geral, ministro Herman Benjamin, participou da cerimônia logo após atuar em sua última sessão de julgamentos, já que seu período na corte eleitoral se encerra no dia 27 deste mês. Ele agradeceu a Gilmar Mendes por aceitar a proposta de levar a galeria de corregedores para o salão nobre do TSE.

“A Justiça e a corregedoria andam de mãos dadas. Agradeço ao presidente do TSE por permitir essa homenagem aos corregedores”, disse Herman Benjamin, um dos dois membros efetivos do tribunal eleitoral oriundos do STJ.

Os ministros Jorge Mussi (titular) e Luis Felipe Salomão (substituto) foram escolhidos pelos seus pares para atuar no TSE e serão empossados na próxima terça-feira (24).

Além dos homenageados, estiveram presentes à cerimônia altas autoridades do Poder Judiciário, entre elas os ministros do STJ Sebastião Reis Júnior, Marco Aurélio Bellizze, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Antonio Saldanha Palheiro.

Composição

A Constituição Federal estabelece que o TSE é composto, no mínimo, por sete ministros. São três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do STJ e mais dois membros escolhidos e nomeados pelo presidente da República dentre seis advogados indicados pelo STF.

O TSE elege seu presidente e vice dentre os ministros do STF, e o corregedor-geral da Justiça Eleitoral dentre os ministros do STJ.