Aguarde ...
Informativo de Jurisprudência aborda atuação da DP na defesa dos vulneráveis
29/10/2019 10:00
29/10/2019 10:00
28/10/2019 21:00

...

​A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 657 do Informativo de Jurisprudência, com destaque para dois julgados.

Um deles é de relatoria do ministro Moura Ribeiro. Por unanimidade, a Segunda Seção decidiu que é admitida a intervenção da Defensoria Pública da União no processo, como custos vulnerabilis, nas hipóteses em que há formação de precedentes em favor dos vulneráveis e dos direitos humanos.

No outro caso destacado, a Sexta Turma, por maioria, entendeu que a concessão do benefício da transação penal impede a impetração de habeas corpus em que se busca o trancamento da ação penal. A relatoria foi do ministro Antonio Saldanha Palheiro.

Conheça o Informati​​vo

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.