Aguarde ...
Obra traz referências de publicações sobre os 30 anos de atuação do STJ
17/06/2019 12:30
 
17/06/2019 12:32

...

​Como parte das comemorações pelos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (CBIB) lança a edição especial da série Bibliografias Selecionadas. Com o título 30 anos de atuação do Superior Tribunal de Justiça, a obra traz diversas referências de publicações sobre o Tribunal, desde 1989 até os dias atuais, e conta com prefácio do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, presidente da Corte entre 1998 e 2000.

Em seu texto, o ministro destaca que a publicação “coloca à disposição dos estudiosos importantes pesquisas sobre a história do Tribunal e da sua atuação, desde a sua origem certificada na Constituição em vigor”.

A coordenadora da CBIB, Rosa Abreu, afirma que “o diferencial desta edição em relação às anteriores é o caráter histórico. “Por conter várias publicações sobre o Tribunal, ela ajudará a preservar a história do STJ”, avalia.

O chefe da Seção de Doutrina Digital (SEDOT/CBIB), Allan Rafael, conta que “o volume tem como objetivo principal servir de fonte de informação e ampliação do conhecimento, principalmente para operadores do Direito – como Ministros, Magistrados e estudantes”.

Livre ac​esso

A maioria das 206 páginas de referências – maior edição já publicada das Bibliografias – possuem links que remetem ao texto integral. “Porém, em respeito aos direitos autorais, alguns textos não podem ter a íntegra disponibilizada na rede. Nestes casos, quem tiver interesse em algum desses documentos poderá solicitá-los por e-mail, pelo telefone (61) 3319-9883 ou pessoalmente, na Biblioteca do STJ”, alerta o gestor.

Novidade na divulga​ção

Uma novidade é que as Bibliografias voltarão a ser divulgadas em redes sociais oficiais do STJ – Facebook e Instagram –, sendo que a publicação no Instagram ocorrerá pela primeira vez.

“A publicação nas redes sociais serve para que tanto o público quanto outros órgãos possam ter acesso e, posteriormente, fazer a divulgação da obra, pois, quanto mais for divulgado, melhor; trata-se de uma ferramenta para ajudar estudantes e operadores de direito e a população em geral a conhecer a história do Tribunal da Cidadania”, afirma a coordenadora da CBIB.

Revista Doutrina

Também destaca-se na edição histórica das Bibliografias Selecionadas a inclusão da recém-lançada Revista Doutrina, que contempla artigos elaborados por ministros da ativa e aposentados, em homenagem à Corte de vanguarda. Ao todo, são 45 estudos sobre os mais variados temas jurídicos da atualidade.

A Revista tem uma tiragem histórica de 250 exemplares impressos e está disponível, on-line, na Biblioteca Digital Jurídica (BDJur). Os artigos da 5ª edição foram escritos por vinte e nove ministros em atividade e dezesseis aposentados. Segundo o atual diretor da revista, ministro Mauro Campbell Marques, uma das metas de sua gestão à frente do Gabinete do Diretor da Revista é disponibilizar para o público todas as obras da unidade em meio digital.

A CBIB está preparando novos temas para as próximas edições. Sugestões e comentários podem ser feitos pelo e-mail atendimento.biblioteca@stj.jus.br ou pelos ramais 9883 e 9396, que também servem como contato para outras informações sobre a edição atual.

Para conferir as edições anteriores das Bibliografias Selecionadas, clique aqui.