Por meio do Projeto Museu-Escola, estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental conhecem as atividades e a história do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal da Cidadania. Desde sua criação, em 2001, o projeto já atendeu cerca de 100 mil estudantes.
A iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento de atitudes e valores que favoreçam a conquista e a vivência da cidadania. Durante a visita, os alunos refletem sobre a importância da preservação histórica e a respeito de questões socioambientais, bem como o papel do Poder Judiciário, especialmente do STJ.
O tribunal oferece transporte e lanche para as visitas, que acontecem de terça a sexta-feira, no período da manhã. As vagas são limitadas. Instituições interessadas podem inscrever turmas com, no mínimo, 35 e, no máximo, 41 alunos, além de 2 representantes da escola. .
O agendamento da visita pode ser feito através do formulário eletrônico do Projeto Museu-Escola ou pelo e-mail [email protected].
O projeto está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As informações pessoais de identificação coletadas são utilizadas apenas para viabilizar o agendamento das visitas presenciais ou virtuais. Uma vez cumprido esse propósito, os dados são mantidos para a gestão da memória por prazo indeterminado.