Aguarde ...
Acessibilidade
 
 
 
06/04/2019 16:01

...

​​
​​​​​​​O Superior Tri​bunal de Justiça e​stá comprometido com o objetivo de tornar seu Portal acessível a todos os cidadãos. Esse compromisso se enquadra numa política de acessibilidade que inclui a adequação dos ambientes físicos e virtuais, além da adoção de programas que gerem acessibilidade nos produtos e serviços do Tribunal. Conheça abaixo alguns dos recursos de acessibilidade disponibilizados pelo STJ à sociedade.​​

​Língua Brasileira de Sinais​​​

Mãos com sinal de libras para um grupo sentado de três pessoas que fazem o mesmo

VLibras no portal do STJ

O portal do STJ conta com o avatar do VLibras para tradução dos conteúdos ​​escritos no site para a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É um serviço gratuito disponibilizado a todas as instituições públicas e desenvolvido por uma parceria entre o Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba.
​​

Sessões ​de Julgamento com tradução e interpretação de L​ibras

Todas as Sessões de Julgamento contam com a tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais. As sessões de julgamento poder ser assistidas no canal do STJ no Youtube.​​ ​​

Descrição das Im​agens

Imagens descritas nas redes sociais

Os posts do STJ no Instagram e no Facebook contêm descrição das imagens para pessoas com deficiência visual seguido das hashtags: #DescriçãoDaImagem #PraTodosVerem

Legendas

Sessões de Julgamento com legenda

Além da tradução em Libras, as sessões de julgamento transmitidas pelo canal do STJ no Youtube têm o serviço de legendas do Youtube habilitado.
Mulher sentada na frente de um computador com olhos fechados, fone de ouvidos e mãos no teclado

Áudio e vídeo

Jurisprudência em áudio e vídeo

Os recursos repetitivos julgados e as súmulas editadas pela corte são disponibilizadas em vídeos no YouTube e em arquivos de áudio no Spotify.

Leitores de tela

Decisões acessíveis a softwares de leitura de tela

As decisões em todos os processos judiciais do STJ são disponibilizadas em arquivos que contam com a tecnologia OCR (reconhecimento ótico de caracteres), a qual permite que o texto seja reconhecido pelos softwares de leitura de tela.

Atendimento presencial

Sala de atendimento judicial do STJ com três homens no computador, um deles utiliza cadeira de rodas

Atendimento com tradução e interpretação em Libras

Em caso de necessidade de serviço de tradução/i​nterpretação de Libras para algum atendimento em Gabinete de Ministro ou outra unidade, basta entrar em contato com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão pelo e-mail inclusao@stj.jus.br, telefone (61) 3319-8204 ou Whatsapp (61) 99133-8808 ​e solicitar o serviço com ao menos 1 dia útil de antecedência.

Sustentação oral por advogadas e advogados com deficiência

As advogadas e os advogados com deficiência que desejem fazer a sustentação oral no julgamento das causas em que atuam podem indicar essa necessidade quando da solicitação da sustentação oral.

Acesso ao STJ

Ícone com ônibus O acesso por transporte público pode ser feito por ônibus coletivo. Há uma parada de ônibus próxima à entrada Golf 7 do STJ. Nesta entrada, a guarita é acessível para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Ícone com carro Os estacionamentos públicos ao redor do STJ possuem vagas para pessoas com deficiência. Recomenda-se a utilização do estacionamento próximo à entrada G​olf 5 que é plenamente acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Circulação nas dependências do STJ

ícone com triciclo O STJ disponibiliza triciclos motorizados para auxiliar a locomoção nas dependências do tribunal de pessoas que tenham mobilidade reduzida de forma temporária ou permanente. Para​ solicitá-lo, basta entrar em contato com a Brigada de Incêndio pelo telefone (61) 3319-7711. Eles levarão o triciclo até você.

ícone com elevador com boneco e setas para cima e para baixo Com o objetivo de facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência visual, os elevadores do STJ contam com aviso sonoro de andar e botões com placas em braile. Além disso, a Brigada de Incêndio está disponível para apoiar a locomoção interna de qualquer pessoa com deficiência. Basta solicitar sua ajuda na guarita de entrada ou pelo telefone (61) 3319-7711.
​​​​

Rotas de acesso

Assista aos vídeos da rota de acesso aos órgãos julgadores a partir de cada uma das entradas do tribunal.

Os vídeos informam ainda quais facilidades de acessibilidade estão disponíveis em cada uma delas. A playlist dos vídeos está disponível no canal do STJ no Youtube​.

Para mais informações sobre o acesso ao tribunal, consulte a página Como chegar​.

Iniciativas STJ

Veja no vídeo abaixo como funcionam na prática as iniciativas de inclusão e acessibilidade adotadas pelo STJ:

Cooperação técnica

Junto a outros órgãos do Judiciário e Legislativo Federais, o STJ firmou um Acordo de Cooperação Técnica (n.02/2018​) no âmbito da acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência.​

Cartilha

Através desta parceria, foi elaborada a cartilha Como construir um ambiente acessível nas organizações públicas​, a qual auxilia gestores a elaborar um plano de acessibilidade. A aplicação das orientações da cartilha, aliada à construção de parcerias internas, tem contribuído para que o STJ se torne um órgão cada vez mais acessível física e digitalmente.

Contato

Para sugestões de melhorias e/ou elogios, entre em contato:

​​
​​