Aguarde ...
Pesquisa Pronta destaca indenização do seguro DPVAT e proteção jurídico-constitucional do local de trabalho
02/06/2022 10:10
02/06/2022 10:10
01/06/2022 19:28

...

A página da Pesquisa Pronta divulgou três entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzida pela Secretaria de Jurisprudência, a nova edição aborda, entre outros assuntos, pagamento de indenização do seguro DPVAT em caso de pluralidade de beneficiários e proteção jurídico-constitucional do local de trabalho.

O serviço divulga as teses jurídicas do STJ mediante consulta, em tempo real, sobre determinados temas, organizados de acordo com o ramo do direito ou em categorias predefinidas (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito civil – Seguro obrigatório

Seguro Obrigatório - DPVAT -. Pluralidade de Beneficiários. Pagamento de indenização. 

"Havendo pluralidade de beneficiários, o pagamento da indenização do seguro DPVAT deverá ser feito a cada um que o postular, conforme sua cota-parte".

AgInt no REsp  1.914.972/MS, relator ministro Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, DJe de 22/2/2022.

Direito constitucional – Direitos e garantias individuais

Inviolabilidade de domicílio. Proteção jurídico-constitucional prevista no art. 5º, XI, da Constituição da República. Local de trabalho. 

"O conceito de 'casa', para o fim da proteção jurídico-constitucional prevista no art. 5º, XI, da Constituição da República, compreende o local de trabalho do indivíduo".

HC 672.466/SP, relator ministro Rogerio Schietti Cruz, Sexta Turma, DJe de 3/3/2022.

Direito penal – Aplicação da pena

Configuração de maus antecedentes e reincidência. Consulta às informações processuais constantes nos sítios eletrônicos mantidos pelos tribunais. 

"'Admite-se o uso de informações processuais extraídas dos sítios eletrônicos dos tribunais, quando completas, a fim de demonstrar a reincidência da parte ré, sendo descabido o entendimento de que apenas a certidão cartorária tem condição de demonstrar a referida circunstância agravante. Precedentes' (AgRg no HC 448.972/SP, Rel. Ministro REYNALDO SOARES DA FONSECA, QUINTA TURMA, julgado em 16/8/2018, DJe 24/8/2018). "

AgRg no HC 704.114/PR, relator ministro Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, DJe de 2/3/2022.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.