Aguarde ...
IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário acontece de 28 a 30 de junho
13/06/2022 09:10
13/06/2022 09:10
10/06/2022 19:39

...

No período de 28 a 30 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove o IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário. Nesta edição, a palestra de abertura do evento será realizada pelo filósofo ambientalista Ailton Krenak.

O seminário será realizado em formato virtual e terá transmissão pelo canal do STJ no YouTube. O público externo interessado pode conferir a programação completa do IX SPES e realizar sua inscrição neste link. Após o evento haverá emissão de certificado de participação para os inscritos.

A cada edição, o seminário incorpora e debate novos temas relacionados ao planejamento sustentável, a exemplo da regulamentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Decreto 11.043/2022) e a recente instituição do certificado de crédito de reciclagem (Recicla+) – Decreto 11.044/2022.

Ambos os assuntos serão tratados em painéis específicos do seminário, no primeiro dia de evento. No painel sobre o Decreto 11.043/2022, participam a coordenadora de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg; a gerente de Saneamento e Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios, Cláudia Lima; e a presidente da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia, Carolina Santos. 

Já no painel sobre o Recicla+, participam o professor da Universidade Federal do Paraná Carlos Sanquetta; o secretário de Desenvolvimento da Estrutura do Ministério da Economia, Alexandre Ywata; e a professora da Universidade Positivo Maria Tereza Uille. 

Evento terá debates sobre inovação, sustentabilidade e a Nova Lei de Licitações

No dia 29 de junho, estão programados vários debates, como o painel Inovação e sustentabilidade – a adoção de facilities na gestão predial. Foram convidados a presidente da Associação Brasileira de Facility Management Property e Workplace, Irimar Palombo; a diretora da Central de Compras do Ministério da Economia, Lara Brainer; e a representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Gisele Doetzer.

O último dia do seminário, 30 de junho, também contará com uma série de discussões, com destaque para o painel Análise de ciclo de vida e a Nova Lei de Licitações, no qual estarão presentes a representante da Fundação Getulio Vargas, Luciana Bettiol; o professor da Universidade de São Paulo Gil Anderi; e o analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia Antonio Juliani.

Em todos os dias do seminário, os participantes poderão acompanhar o quadro Histórias que transformam, momento em que diferentes pessoas compartilham suas experiências de vida e ajudam a repensar práticas cotidianas na direção de um mundo mais sustentável, justo e cooperativo.

Toda a programação do IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – metas globais definidas pelas Nações Unidas em busca da erradicação da pobreza, da proteção do meio ambiente e da garantia de paz e prosperidade para as pessoas em todo o planeta.