Aguarde ...
Ministros Humberto Martins e Og Fernandes entregam novos espaços na Enfam
 
 
17/05/2022 19:53

...

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou na manhã desta terça-feira (17), ao lado do diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Og Fernandes, da solenidade de inauguração dos novos espaços da escola. Foram entregues o Auditório Desembargador Eladio Lecey, a Sala Desembargador Nildo Nery dos Santos e a Sala Desembargador Cristovam Daiello Moreira.

Estiveram presentes à cerimônia a corregedora nacional de Justiça e próxima presidente do STJ e do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o ministro Mauro Campbell Marques – futuro diretor-geral da Enfam – e os ministros Herman Benjamin, Moura Ribeiro e Ribeiro Dantas.​​​​​​​​​​​​​​

Ministros do STJ participam da inauguração de novos espaços da Enfam.​ | Foto: Rafael Luz / STJ.

A escolha dos nomes para os novos espaços teve motivo especial. O desembargador Eladio Lecey foi um dos fundadores e ícones da educação judicial no Brasil, formador imprescindível no desenvolvimento científico e pedagógico da Enfam. Os desembargadores Nildo Nery dos Santos e Cristovam Daiello Moreira também marcaram a trajetória da escola.

As novas unidades foram idealizadas para que docentes e discentes tenham mais recursos para desenvolver as atividades educacionais.

Reconhecimento

O ministro Humberto Martins explicou que a Enfam e seus feitos são resultado de uma ação continuada e que, do primeiro ao último presidente, todos participaram em busca de um objetivo maior, que é o de desenvolver a atualização constante da magistratura. O presidente classificou como justas e merecidas as homenagens feitas aos três juristas.

"Este auditório leva o nome de um dos maiores educadores do Judiciário, o Eladio Lecey. Um homem que dedicava a vida à magistratura e à Escola. Seu trabalho continua vivo, bem como o trabalho do Nildo e do Cristóvão, que se destacaram no campo da formação intelectual e da prática educacional. São três homenagens merecidas", destacou o ministro Humberto Martins.

O ministro Og Fernandes se disse honrado com a entrega dos espaços e afirmou que a Enfam é um significativo instrumento para a realização da cidadania, através da magistratura. "A escola, a qual tenho a honra de dirigir, possui um olhar voltado para o futuro, onde vislumbramos ser referência nacional para as escolas da magistratura em ensino e pesquisa", enfatizou.

O diretor-geral da Enfam também fez referência às homenagens àqueles a quem chamou de "raízes do centro de ensino". "Não são apenas fotos e um currículo na parede. Dói o sentimento pelos que não estão mais fisicamente conosco", afirmou o ministro Og Fernandes.

O ministro Herman Benjamin ressaltou o trabalho de Eladio Lecey, que, após ter cumprido suas missões na magistratura, teve uma atuação extremamente importante de apoio a crianças com deficiência: "Um humanista disfarçado de juiz ou um juiz verdadeiro".

Sobre os desembargadores Nildo Nery dos Santos e Cristovam Daiello Moreira, Benjamin destacou suas trajetórias e ações voltadas à educação judiciária, que levaram à criação de escolas, inclusive a Enfam. "Eles ocuparam todos os cargos na magistratura e se dedicaram à inclusão pela arte e pela música. Verdadeiros humanistas", disse o ministro.

Com informações da Enfam