Aguarde ...
STJ No Seu Dia discute as visitas do ministro Sebastião Reis Júnior a presídios e o trabalho da Apac
 
 
04/11/2022 14:37

...

O podcast STJ No Seu Dia desta semana recebe o redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rodrigo Lopes e a estagiária Carolina Soares para um bate-papo sobre as visitas do ministro Sebastião Reis Júnior a presídios do país e sobre o modelo de trabalho desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), entidade civil idealizadora de um método de recuperação e reintegração social de presos.

O redator Rodrigo Lopes acompanhou o ministro em três visitas: ao Centro de ##Detenção## Provisória Pinheiros II, em São Paulo, e às unidades da Apac localizadas em Belo Horizonte e São João Del Rei, ambas em Minas Gerais. Rodrigo explica que o objetivo do ministro com a iniciativa é dar voz e rosto às pessoas que estão no cárcere e mostrar indivíduos que buscam uma vida diferente depois de cumprir suas penas.

"Com o auxílio de uma máquina fotográfica, o magistrado quer mostrar a vida das pessoas que habitam o cárcere e compreender, nesse processo, algo sobre as suas histórias, as suas angústias, as suas esperanças. No curso dessas visitas, Sebastião reforçou a impressão de que o juiz precisa sair do gabinete para que, ao enxergar a realidade do sistema, aprimore sua capacidade e sua autoridade como julgador", relatou.

A estagiária Carolina Soares, que também participou da produção das reportagens, chama atenção para o modelo de trabalho desenvolvido pelas Apacs. "A metodologia 'apaqueana', com foco no respeito à dignidade do preso, impressionou não apenas os brasileiros, mas também a comunidade internacional. A Prison Fellowship International, organização não governamental que atua como órgão consultivo das Nações Unidas em assuntos penitenciários, reconheceu o método Apac como alternativa para humanizar a execução penal", ressaltou.

STJ No Seu Dia 

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais. 

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.