STJ é finalista em duas categorias no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2023
04/10/2023 07:35
 
04/10/2023 07:35
03/10/2023 18:39

...

A Secretaria de Comunicação Social (SCO) do Superior Tribunal de Justiça (STJ) teve dois produtos classificados como finalistas no XXI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

Os vencedores serão conhecidos no encerramento do XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belém.

Concorrendo em duas categorias, os produtos do tribunal classificados como finalistas são: na categoria Mídia Digital, o projeto "Acessibilidade: valor de dentro para fora, é o Balcão Virtual Acessível do STJ"; e na categoria Reportagem Escrita, a matéria "O ministro e o cárcere".

Conheça as iniciativas classificadas como finalistas

Os produtos escolhidos tiveram destaque por apresentar linguagem simples e direta, acessível a todos os públicos, além de formato dinâmico.

A reportagem especial "O ministro e o cárcere" relata as visitas do ministro Sebastião Reis Junior, integrante de colegiados de direito penal do STJ, a três presídios de São Paulo e Minas Gerais. A matéria mostra a importância de participantes do sistema de Justiça criminal se aproximarem do cotidiano das prisões para entender melhor os problemas e as necessidades da vida no cárcere.

Já o projeto "Acessibilidade: valor de dentro para fora, é o Balcão Virtual Acessível do STJ" detalha a construção da sala virtual do Balcão Virtual Acessível do STJ, uma parceria da SCO com a Secretaria Judiciária e a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão. O projeto é destinado a oferecer atendimento judicial especializado e individualizado aos usuários com deficiência ou com alguma forma de limitação – incluindo aqueles com dificuldade de manejar equipamentos eletrônicos –, por meio de plataforma de videoconferência com sistema de acesso inclusivo e adaptado às necessidades de cada pessoa.

Aproximando as instituições do cidadão

O Conbrascom reúne assessores de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos Tribunais de Contas e de instituições afins, com o objetivo de promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações dos cidadãos.

Neste ano, foram inscritos 400 trabalhos das assessorias de comunicação do sistema de Justiça de todo o Brasil nas 12 categorias do prêmio – um recorde, segundo a organização do evento.