Os participantes do Seminário Justiça e Equidade Racial: resgatando raízes, transformando o futuro, que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza na manhã da próxima terça-feira (14), poderão visitar a exposição Cidadania Afro-Brasileira, organizada pela Embaixada de Cameroum no Brasil. A mostra, com esculturas, quadros, vestes e máscaras, estará montada até o fim do dia na sede do tribunal.
Os eventos integram a 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial: valorizando raízes, transformando futuros, série de atividades programadas para o período de 13 a 28 de novembro em comemoração do Mês da Consciência Negra. Participam da jornada o Supremo Tribunal Federal (STF), todos os tribunais superiores, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).
O seminário no STJ, que será aberto pelo vice-presidente da corte, ministro Og Fernandes, às 9h, terá três painéis, com os temas "Questão racial: percursos históricos", "O Poder Judiciário e a tutela da equidade racial" e "Equidade racial: ações transformativas". Veja a programação preliminar.
Os debates serão transmitidos pelo canal do tribunal no YouTube. O público em geral pode se inscrever gratuitamente por meio de formulário eletrônico, conforme a modalidade de participação, presencial ou virtual. Haverá emissão de certificados para quem participar nas duas modalidades. Para os servidores da corte, as inscrições devem ser feitas no Portal do Servidor na intranet.