Hoje no STJ: Espaço Cultural sedia lançamento de livro sobre política de defesa da concorrência
21/11/2023 08:10
 
21/11/2023 08:10
20/11/2023 17:53

...

O Espaço Cultural STJ realiza, nesta terça-feira (21), das 18h30 às 21h, o lançamento do livro Política de Defesa da Concorrência – Dos Fundamentos Teóricos à Implementação, de autoria de Vinícius Marques de Carvalho. O evento ocorrerá na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Edifício dos Plenários.

Com prefácio do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, o livro explora a evolução da política de defesa da concorrência, desde seus primórdios até a cristalização, nos últimos quarenta anos, da hegemonia da Escola de Chicago, que acabou por transformar a política antitruste em um "jogo de contas de vidro", marcado por uma agenda tecnocrática, em prejuízo do combate aos monopólios e ao abuso do poder econômico, que é indissociável do movimento que levou à criação do antitruste.

Ao longo do texto, Vinícius de Carvalho indica as mudanças conjunturais e estruturais que estão reacendendo o debate acerca da necessidade de reavaliação do paradigma da Escola de Chicago e de reaproximação do antitruste às suas raízes na economia política. Os fatores conjunturais incluem o abrandamento da globalização e o ressurgimento de preocupações geopolíticas e econômicas, enquanto, entre os fatores estruturais, podem ser elencados o crescimento da economia digital, o debate sobre transição energética e o aumento da desigualdade de renda.

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento devem se credenciar previamente, enviando nome, CPF e identificação do veículo para imprensa@stj.jus.br.

Informações adicionais sobre o lançamento podem ser obtidas na Secretaria de Documentação do STJ, nos telefones (61) 3319-8521 / 8169 / 8460.