STJ participa da ExpoJud X
26/10/2023 08:05
 
26/10/2023 08:05
25/10/2023 20:58

...

Uma imersão de três dias nas últimas tendências, metodologias e discussões sobre tecnologia no Judiciário: a sétima edição da ExpoJud X, maior congresso da América Latina ligado ao tema, trouxe uma série de painéis, treinamentos, palestras e outros eventos com as principais mudanças e inovações do sistema de Justiça.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) participa da exposição com um estande, organizado pela Secretaria Judiciária (SJD). Segundo o secretário da SJD, Augusto Gentil, o objetivo é apresentar ao público iniciativas tecnológicas do tribunal voltadas à área finalística.

"Preparamos um material especialmente para essa exposição com as ferramentas desenvolvidas no sistema JustiçaWeb, bem como as iniciativas relacionadas ao Balcão Virtual (incluindo a Sala Acessível) e ao Painel de Dados Inteligentes, que vem sendo utilizado para subsidiar medidas de desjudicialização promovidas pelo STJ em face dos grandes demandantes da corte".

A ExpoJud X acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. Nesta quinta-feira (26), último dia do evento, o painel "Os desafios das lideranças de tecnologia", às 15h25, contará com a participação de Humberto Pradera, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ.

Tecnologia como ferramenta de gestão

Na quarta-feira (25), o ministro do STJ Paulo Sérgio Domingues apresentou a palestra "A tecnologia como ferramenta essencial para a Justiça do futuro". Segundo ele, a evolução tecnológica no Judiciário foi lenta e desigual, mas, com o tempo, surgiram iniciativas responsáveis por uma ampla gama de soluções. Para Domingues, ainda é necessária a coordenação integrada dos sistemas entre as instituições do país: "O foco agora não é discutir a relevância da tecnologia, que parece óbvia, mas incorporá-la como ferramenta de gestão". 

O ministro comentou também as inovações trazidas pela inteligência artificial (IA), que possibilitam acesso mais amplo do cidadão à Justiça, transparência no trabalho, automação de tarefas, replicação de boas práticas, trabalho a distância e mudanças na forma de divisão regional do trabalho. Ao final, ele falou sobre os sistemas de IA Athos e Sócrates, desenvolvidos pelo STJ.

Veja a programação completa da ExpoJud X.