Exposição Cidadania em Concreto revela diferentes olhares sobre a obra de Niemeyer
23/04/2024 07:30
 
23/04/2024 07:30
22/04/2024 17:27

...

logo-trans.pngA exposição de fotos Cidadania em Concreto – O tribunal sob o olhar de quem o faz, que integra a programação comemorativa do 35º aniversário de instalação do STJ, será inaugurada nesta terça-feira (23), às 18h.

Escolhidas em um concurso que teve ampla participação de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, as 35 fotos da mostra revelam diferentes olhares sobre os espaços físicos da corte, com destaque para os detalhes da arquitetura de Oscar Niemeyer.

As fotos ficarão expostas no túnel que conecta os prédios Ministros I e Ministros II, na sede do tribunal, e poderão ser vistas até 24 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Após a inauguração, haverá um coquetel.

Seleção em várias etapas

A primeira fase do concurso foi realizada entre 1º de dezembro de 2023 e 23 de fevereiro de 2024. Das 286 fotos inscritas, 35 foram selecionadas para integrar a exposição, após criteriosa avaliação a cargo de uma comissão da qual fizeram parte o ministro Sebastião Reis Junior; o secretário-geral da Presidência, Carl Smith; o servidor da Secretaria de Comunicação Social (SCO) Daniel Monteiro Ferreira dos Santos; e o fotógrafo Gustavo Lima, do estúdio fotográfico da SCO.

Na sequência, entre 25 de março e 12 de abril, teve lugar a segunda etapa, com a escolha de cinco fotos em uma votação interna na corte. Essas imagens terão destaque especial na exposição, e seus autores receberão prêmios em dinheiro, graças ao apoio do Sindicato dos Servidores do Judiciário e do Ministério Público (Sindjus) do Distrito Federal. A entrega dos prêmios está programada para ocorrer durante a inauguração.

Por fim, nos dias 1º e 2 de abril, realizou-se a terceira e última etapa do concurso, aberta à participação do público em geral. Por meio do perfil oficial do STJ no Instagram, os cidadãos puderam escolher uma foto para representar a exposição e integrar suas peças de divulgação.