Aguarde ...
Balcão Virtual completa um ano de atendimento interativo com aprovação superior a 97%
21/03/2022 09:05
21/03/2022 09:05
18/03/2022 15:52

...

Com mais de 4.500 atendimentos realizados desde março de 2021, o Balcão Virtual do Superior Tribunal de Justiça (STJ) completou um ano no último sábado (19). Direcionado a advogados, partes e quaisquer outros cidadãos interessados nos processos judiciais em tramitação, o Balcão Virtual permite a interação da corte com o público, em tempo real, para a prestação de informações e esclarecimentos sobre os seus diversos serviços e sistemas.

O Balcão Virtual foi regulamentado pela Instrução Normativa STJ 7/2021, que segue o disposto na Resolução 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No primeiro mês de funcionamento, o serviço atendeu 48 usuários, quantidade que saltou para 430 em dezembro de 2021; em fevereiro deste ano, os atendimentos chegaram a 617.

Para o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, os números demonstram o acerto da iniciativa, que representa mais uma forma de acesso da população ao tribunal. "Com esse serviço, o STJ fica cada vez mais próximo do cidadão, onde quer que ele esteja, em qualquer lugar do Brasil, ou mesmo no exterior. A facilidade de acesso e a qualidade do atendimento, feito diretamente pelos nossos servidores, tornam o serviço essencial", afirmou.

Humanização do digital

Atualmente, sete servidores atendem as cerca de 40 solicitações diárias – a maior parte, de advogados (83,48%). Quando o usuário se identifica e inicia a conexão, ele ingressa em uma sala de acolhimento, a partir da qual será redirecionado para uma das salas individuais. O consultor do STJ encarregado do atendimento pode recorrer a outras áreas da instituição para a resolução de demandas específicas.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 18h. Os assuntos mais demandados são informações processuais, Central do Processo Eletrônico, previsão de julgamentos, despesas processuais, protocolo judicial e trânsito em julgado.

O titular da Secretaria Judiciária, Augusto Gentil, ressaltou a importância dessa ferramenta, especialmente no contexto da pandemia da Covid-19. "O projeto veio ao encontro do nosso propósito de ampliar os canais de atendimento virtual, necessidade reforçada na pandemia. Foi preciso reaproximar o tribunal da sociedade, proporcionando o contato direito do servidor com o jurisdicionado, oferecendo uma experiência de humanização do digital", afirmou.

Satisfação em alta

O serviço teve a aprovação de 97,42% dos usuários, entre os mais de mil que responderam à pesquisa de satisfação. As estatísticas de todos os canais de atendimento judicial, bem como as específicas do Balcão Virtual, são atualizadas em tempo real e podem ser acessadas a partir da página de Atendimento Judicial do STJ.

Para ser atendido, não é preciso agendar horário, pois o Balcão Virtual funciona de maneira similar ao atendimento presencial no Espaço do Advogado – por ordem de chegada e sem marcação prévia.

A Coordenadoria de TV e Rádio produziu um vídeo que explica, de forma didática, como o usuário é atendido no Balcão Virtual, mostrando o passo a passo do procedimento para ter acesso ao serviço, desde a instalação da plataforma Zoom no computador, notebook, celular ou tablet. O download é gratuito.

O vídeo está disponível no canal do STJ no YouTube e na própria página do Balcão Virtual. Clique na imagem abaixo para assistir agora: