Aguarde ...
STJ divulga quarta edição do periódico virtual Arte no Tribunal
22/09/2021 09:10
22/09/2021 09:10
21/09/2021 20:25

...

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a quarta edição do periódico virtual Arte no Tribunal. O trabalho, desenvolvido pela Coordenadoria de Memória e Cultura (CULT) da Secretaria de Documentação, tem por objetivo divulgar o acervo da pinacoteca da instituição.

Nesta edição, o destaque é a artista Célia Brindel. Em suas obras, é possível perceber a influência das cores do período renascentista, além de traços típicos do período clássico. O acervo do tribunal conta com duas delas: "Maturidade" e "Adolescência".

Célia também contemplou o Espaço Cultural STJ com duas exposições compostas por quadros e esculturas. A primeira, intitulada "Dona Beja - A força da mulher", ocorreu em 2016 e representou em imagens o mito construído em torno da figura de Anna Jacinta de São José, conhecida como Dona Beja. Dois anos depois, em 2018, a segunda exposição, denominada "Instantes", trouxe obras que, segundo a própria artista, "marcam nossa existência e tecem a nossa biografia".

O acervo de obras de arte da corte conta hoje com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e além-fronteiras. A coleção é o resultado de doações dos artistas em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do Tribunal da Cidadania, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.

Espaço da Cidad​​​ania

O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelo público apreciador das artes visuais em geral – especialmente, pelos servidores da corte.