Aguarde ...
IberRED
 
 
 
03/04/2019 13:17

...

Desde outubro de 2004, as cortes superiores de 23 países europeus e latino-americanos estão interligadas pela rede mundial de computadores, formando o sistema IberRED de cooperação judicial.

Inspirada num modelo de sucesso implantado pela União Européia, a iniciativa permite a identificação de operadores do Direito, a rápida troca de informações, a consulta recíproca e a atualização de dados acerca do Judiciário das nações integradas na rede.  

Apesar de estar ainda em processo de aprimoramento, a IberRED já alcançou importantes resultados com a cooperação eletrônica entre Judiciários dos países hispânicos e lusos da Europa e América Latina.

Um exemplo disso foi o êxito das investigações das operações internacionais Cervero e Azahar, que desbarataram quadrilhas transnacionais de crimes cibernéticos e de divulgação de pornografia infantil por meio da internet.

A IberRED funciona por meio de uma rede de agentes denominados “Pontos de Contato”, que representam cada um dos organismos participantes do projeto. 

Entre os dias 13 e 15 de março de 2009 em Santiago, Chile, os pontos de contato de diversos países aprovaram a adoção do Protocolo de Desenvolvimento do Regulamento da IberRED. Agora as Reuniões Plenárias serão a cada dois anos e, durante este intervalo, ocorrerão quatro reuniões de Grupos de Trabalho.

Mais informações na página oficial da cooperação: www.iberred.org.


Além do Brasil, fazem parte da IberRED as seguintes nações: Espanha, Portugal, Argentina, México, Chile, Venezuela, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Cuba, Costa Rica, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Panamá, República Dominicana e El Salvador.

​​